História Resumida

Short, but very useful, text that explains who Ontopsychologist are and how they act.

   Antônio - "Tonino" - Meneghetti nasceu em Avezzano (AQ), uma aldeia nas montanhas da Itália central, em 1936. Já em uma idade muito jovem entra em um mosteiro franciscano e é ordenado padre. 
   Depois de ter sido enviado como padre assistente a uma paróquia na província de Terni, ele se apaixonou por Loretta Lorenzini. Abandonou o sacerdócio e, junto com ela, monta as bases de sua suposta revelação científica - a ontopsicologia, no entanto, sempre sem deixar de imprimir sua marca indelével: em sua saída foi acusado em tribunal de roubar obras de arte de sua própria igreja. 
   Em 1972, aos 36 anos Meneghetti funda a primeira escola oficial de ontopsicologia e somente seis anos depois a associação italiana de ontopsicologia (AIO) é estabelecida. 
 
 

 

Meneghetti performing in a convention 

    O verdadeiro propósito da associação não nunca foi facilmente reconhecível nas escritas do fundador, que são inumerável, e até mesmo os objetivos que foram estabelecidos pelos depósitos em Câmaras de Comércio não possuem compreensão legal. O próprio estatuto da associação resulta em algo nebuloso e extremamente vago. É também completamente inútil tentar entender nas publicações da ontopsicologia na internet e em outros locais, o real propósito de sua associação, uma vez que as palavras e intenções mudam constantemente.
   Porém, a ontopsicologia se apresenta como uma forma alternativa de psicologia voltada ao campo do holísmo. Sempre tentando desesperadamente buscar suporte em qualquer outro ambiente científico que apresente uma mínima possibilidade, usando freqüentemente credenciais que acabam invariavelmente sendo comprovadas como falsas. 
    Meneghetti se considera um absoluto perito em tudo; de psicologia a filosofia, de teologia a epistemologia, de cozinha a pintura, de música a arquitetura, de moda a literatura, de "liderística" a decoração interior, economia e política, mais e muito mais. Ele se chama, e pretende ser reconhecido, como um grande gênio - realmente "o único gênio vivente em nosso planeta".  Uma de suas brilhantes frases proferidas em reportagem à televisão brasileira diz o seguinte: "Eu sou ciência. Me desculpe se é uma ciência incomum". 
     Ele também montou uma editora chamada "Ontopsicológica". Depois de encontrar alguns problemas mudou para um nome mais neutro "Psicologica Editrice" que imprime em várias línguas quase que exclusivamente trabalhos escritos pelo próprio dono, o Senhor Tonino Meneghetti. 
     O grupo se estabeleceu em uma aldeia pitoresca na Úmbria - Itália, Pissignano Campello no rio de Clitunno, reestruturaram completamente um subúrbio antigo e montaram a primeira comunidade de ontopsicologia do planeta. Além de Campello, a ontopsicologia abriu escritórios em vários outros países como (algumas destas tentativas inclusive falharam)  Brasil, Rússia, Eslovênia, Uruguai, China e Grécia, como também várias cidades na Itália, como Milão, Roma e Bolonha. 
     Novos seguidores são sempre recrutados pelo trabalho incansável dos membros da seita, sempre prontos a enfrentar ruínas financeiras para promover o mito do "grande cientista" Meneghetti e o rico estilo de viver de sua esposa, Loretta Lorenzini. Enormes quantias são levantadas promovendo-se "residence de psicologia" ou outras formações, consultas psicológicos, a venda de livro e trabalhos de "ontoarte", espetáculos e conferências extremamente caros. 
     Os seguidores geralmente são forçados a abandonar indiscriminadamente todos os laços familiares (pais, parentes, cônjuges, filhos, amigos), ficando unicamente envolvidos e absolutamente dependentes da seita para que possam alcançar o que é convenientemente chamado de "emancipação total". Lhes é induzido a pensar que as relações afetivas sempre são vampirescas e que lhes sugam a sua energia vital. Misturam com grande habilidade ideologias bíblicas com idéias ufológicas, psicologia com o ocultismo barato, tudo sem o mínimo de discernimento e escrúpulo. 
     Toda a renda e recursos dos seguidores são absorvidos pela organização, e os que pretendem deixar o grupo são ameaçados e invariavelmente chantageados; vivendo assim em um completo estado de terror e competição. 
     Algumas pessoas que viveram durante anos dentro da organização tiveram que passar por sérios tratamentos psiquiátricos, e outros perderam suas vidas pela obstinação com que confiaram no tratamento holístico e imaginativo do cientista Meneghetti e de sua esposa Lorenzini. 
     Meneghetti freqüentemente é acusado de vários crimes, mas ele sempre conseguiu se safar utilizando peripécias e subterfúgios legais ou ilegais. Em 1981, o jornal "Paese sera" publicou uma significativa investigação promovendo um grande balanço sobre a vida de Meneghetti e sua organização, isto devido a várias reclamações e apelos de pais desesperados pela grande possibilidade de perderem suas crianças para a seita. A investigação conduziu à prisão de Meneghetti, de sua esposa Loretta e de vários outros líderes que, porém, foram todos libertados um mês depois. 
     A associação assumiu um novo dinamismo, e começou a ampliar de uma maneira quase ilimitada a partir do momento que ninguém obteve mais uma real possibilidade de investigação das atividades do grupo, nem de levantar os verdadeiros antecedentes criminais dos cabeças da seita. 
     Em outubro de 1991, a seita fez manchete novamente; Meneghetti foi acusado e depois condenado por matar uma de suas jovens seguidoras: a psicóloga e modelo Marina Furlan, ao largo da costa de Sardinia. 
     Meneghetti já foi por várias vezes submetido a muitas outras acusações perante vários tribunais na Itália - exercício ilegal de medicina, violência sexual dentre outros, porém os procedimentos sempre foram marcados por falhas técnicas e nunca chegaram a ser devidamente concluídos. Deve-se ressaltar também o tremendo pavor que a maioria das pessoas apresenta quando são solicitadas a testemunhar nos casos. 
 
   Em 1998 o Ministério  do Interior - Polícia de Prevenção, em um relatório público,  citou a ontopsicologia como uma das seitas mais perigosas da Itália. 
   A seita sempre contra-atacou similarmente, denunciando imediatamente todo aquele que se referencia a associação, sem que dela faça parte, de modo a criar um clima de grande pavor em todo aquele que não está fortemente decidido a correr riscos judiciais por algo "tão pequeno". 
  No Brasil ontopsicologia é considerada como sendo verdadeira uma seita, e sua prática é terminantemente proibida pelas organizações oficiais de psicologia. Qualquer profissional registrado que pretenda utilizar os métodos ontopsicológicos é seguramente denunciado por grave falta de ética profissional. 

  Vários procedimentos legais contra a ontopsicologia são efetivamente abertos com freqüência no Brasil. 

   A seita constantemente abre e fecha seus escritórios de um modo inacreditavelmente rápido, mudando nomes, teorias e propósitos específicos para com isto tentar escapar da vigilância da lei e de qualquer tipo de crítica. 

 
 

 

© Copyright Joseph Inca - 2002-2003