Ontopsicologia: Quem semeia ventos colhe tempestades

A alerta do Ministério do Interior* italiano

Em 1978, se apresentou na cena mundial (em verdade foi apenas em Roma) uma nova ideologia filosofico-artístico-psicológica chamada Ontopsicologia. Ela visa "A pesquisa científica sobre a atividade da psique humana".

A organização vai se expandindo procurando consenso sobretudo no ambiente da psicologia e dos metodos diagnósticos e terapéuticos. Abre centros em Milão, Bolonha, Trieste, Latina, Nápoles, Turim e outras cidades italianas, e daí vai se difundindo pelo mundo, sobretudo nos países que costumam receber idéias sectária sem reclamar: Brasil, China, Ucrânia, Sibéria, Uruguay, Peru, Letonia, ex Iugoslávia.

Na home page da Ontopsicologia aprendemos informações muito interessantes sobre esta ciência e seu fundador Antonio Meneghetti. Em primeiro lugar aprendemos que o grupo científico foi investigado pelo Departamento da Pública Segurança italiano, ou seja, pelos serviços segredos SISDE (Servizio per l’Informazione e la Sicurezza Democratica), o qual fêz uma relação que agora se tornou publica.

Parece surpreendente que os serviços segredos fiquem atrás de um grupo tanto respeitado nos ambientes científicos, e difunda alertas sobre os fins particulares que na realidade o grupo parece buscar.

Todos sabemos que não é sempre ouro o que brilha, e por isso tenteremos de ver melhor os verdadeiros objetivos deste grupo. Vamos começar esta pesquisa, iniciando com as páginas Webs que eles mesmos publicaram na Internet, onde iremos encontrar coisas bem interessantes, que merecem ser analizadas com atenção. Claramente nào foi por acaso que eles criaram seu site Web logo depois da publicação dos materiais do inquérito governamental.

Por isso, começaremos a nossa pesquisa analizando os motivos penais que deram impulso a investigação do governo sobre o grupo.

(*) As funções que no Brasil competem ao Ministério da Justiça, na Itália ficam a cargo de dois Ministério: o do Interior que cuida da segurança pública e o da Justiça pelos assuntos relativos aos objetos da justiça civil e criminal, e a expedição de todos os lugares da magistratura.